sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais que casamenteiro, Santo Antônio é exemplo de coerência ...

Mais que casamenteiro, Santo Antônio é exemplo de coerência..
Vemos muitas simpatias envolvendo a imagem de Santo Antônio surgiram com os anos, mas alguns padres destacam que são heresias Mais que um santo de devoção, para muitas pessoas, Santo Antônio é um companheiro, ele é aquele amigo que sempre a escuta.

Sempre muito compadecido com os pobres, Santo Antônio casava muitos deles sem exigir nenhuma contribuição financeira para a igreja, como era costume na época. Veio daí a fama de "santo casamenteiro".

“Conta-se também que uma jovem muito bonita, que queria encontrar um marido, fazia todos os dias orações e colocava junto à imagem de Santo Antônio flores que ela mesma colhia em seu jardim. Já cansada de esperar ela atira a imagem pela janela que cai na cabeça de um rapaz que se apaixona por ela e mais tarde eles se casam”, recorda o pároco Lilson Rodrigues Antes de morrer, Santo Antônio prometou que nunca deixaria de atender um pedido dos fiéis. Com os anos, surgiram simpatias em relação a imagem do santo.
da paróquia Santo Antônio, de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.


Mas Santo Antônio é mais que um santo casamenteiro, ele foi um grande anunciador do Evangelho e o grande exemplo que Santo Antônio deixou foi o de uma vida coerente com aquilo que se prega.

“Maior característica de Santo Antônio é a busca por uma vida coerente. Pois ele sabia que muito mais que anunciar é preciso ter a vivência da palavra de Deus, mirando o exemplo dos santos”.


História de Santidade
Nascido em 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal, ele recebeu no batismo o nome de Fernando. Era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões e Taveira de Azevedo.

Fernando teve uma vida farta e estudou nos melhores escolas. Mas depois ingressar na vida religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, o jovem sacerdote pede para ser transferido para Coimbra a fim de ficar longe do assédio da família que não aceitava sua escolha pela pobreza.

Nos estudos de filosofia e teologia, ele não encontrou dificuldade, pois tinha uma inteligência e uma memória formidável, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade.

Em Portugal, conheceu a família dos Franciscanos e se encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, além da vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. E é na ordem dos franciscanos que Fernando adota o nome de Antônio.

“Lá ele passa a fazer trabalhos braçais e viver uma vida bem diferente daquela que ele vivia. Lá ele também conhece a graça da contemplação e conhece o próprio Francisco de Assis”.

Certa vez, o supervisor pede para ele fazer o sermão do dia de improviso e todos ficaram surpresos com sua facilidade e sabedora para anunciar o Evangelho.


Amor aos pobres

Certo dia, Santo Antônio tomou todos os pães do convento e distribuiu aos pobres. O padeiro do convento ficou desesperado pois não tinha o que servir aos franciscanos, mas Antônio pediu para que ele verificasse na dispensa e ali aconteceu o milagre da multiplicação.

Oração de Santo Antônio

Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio,
Amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada,
De que nunca se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido a vós,
Tenha sido por vós abandonado.
Animado de igual confiança,
Venho a vós fiel consolador e amparador dos aflitos.
Gemendo sob o peso dos meus pecados,
Me prosto a vossos pés.
Não rejeitais, pois, a minha súplica: (fazer o pedido).
Sendo tão poderoso junto ao Coração de Jesus,
Escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la.
Amém.


Em breve Faremos sorteios aqui no Blogg, fique ligado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate

Seguidores